Missão para nós PROGRAMADORES em 2020!

2 anos atrás eu postei o primeiro vídeo no meu canal do youtube. Se não estou enganado, ele nem está mais listado como público. Desde então, muitas vezes eu criei vídeos e parei. Sem dúvidas eu poderia estar muito melhor na produção, criação e conteúdo se nunca tivesse parado, mas a gente sempre acaba dando prioridades para outras coisas que julga ser mais importante e esquece que uma das melhores formas de evoluir é ensinando. Com esse objetivo de passar conhecimento eu nunca me dei conta de uma outra coisa. Nunca comecei pelo começo no canal, sempre fui direto ao ponto. Acredito que sem dúvidas muitas pessoas gostam disso, mas como disse o sábio fábio akita em um dos seus vídeos: “Se quero aprender tutorial, eu vou em um blog, não assisto vídeos”. Enfim, eu entendendo perfeitamente que muitas pessoas (assim como eu) aprendem melhor por vídeos, até porque ali o conteúdo já está mastigado e nem precisa ser processado, basta consumir e supimpa! Ele tá na nossa mente! Bom, se você pensa assim, você está completamente ERRADO. O conhecimento, se não praticado, cai em esquecimento. Nosso cérebro foi treinado a esquecer aquelas coisas que não praticamos, pois para ele isso é um aviso que não é algo importante. Portanto, leia mais, treine mais e programe mais em 2020. 

Eu comecei a programar com 16 anos, foi meu segundo emprego. No primeiro trabalhei na oficina do meu tio. Uma chapeação automotiva. Depois disso, busquei fazer o que eu sempre dizia para meus pais quando mandavam eu sair do computador: UM DIA VOU TRABALHAR NISSO E NINGUÉM VAI ME TIRAR DAQUI. Neste primeiro emprego fiz o que eu sempre trouxe aqui no canal, julguei que sabia tudo e fui direto ao objetivo, pulei as partes iniciais do processo e julgo que depois de um tempo quando entrei na faculdade percebi que realmente a base é fundamental. Durante o meu processo de formação, apesar de programar a muitos anos, passei dificuldade em cadeiras mais introdutórias, onde a base histórica e prática era fundamental. Durante a minha formação acadêmica eu entendi o significado que os mais velhos sempre falam: Framework é passageiro, o importante é a BASE. 

Atualmente, aos 23 anos já tenho 7 anos de carreira na programação, grande parte dela na programação web. Nunca trabalhei, e nem pretendo, trabalhar em grandes corporações e empresas. Sempre trabalhei em agências, pequenas empresas e como freelancer. Atualmente presto serviços como autônomo e quero acender minha carreira como empresário (isso mesmo). Durante todos esses anos de trabalho e de acadêmia (me formei em sistemas de informação na UFSM) aprendi que conhecer a fundo uma única tecnologia não adianta em nada. Precisamos conhecer muito bem a base de tudo e saber aplicar o nosso conhecimento em qualquer tecnologia. A programação é muito mais que uma linguagem de programação ou tecnologia. A programação é a arte de solucionar problemas através de softwares e nós programadores podemos mudar a vida das pessoas através do nosso trabalho. 

No ano de 2020 eu quero fazer o que eu já queria ter feito a muito tempo … COMEÇAR DO INÍCIO! Nesse canal você pode junto comigo, aprender a ser um programador mais eficiente que resolve problemas independente da tecnologia!