Google BERT – Atualização importante no Algoritmo do google

O BERT veio para melhorar o entendimento do Google sobre o contexto envolvido no uso de determinadas palavras.

Ou seja, determinadas particularidades da linguagem natural ou palavras que podem mudar de significado em diferentes contextos agora são melhor compreendidas pelos algoritmos — inclusive as chamadas stop words.

No blog oficial do Google, Pandu Nayak explicou que, muitas vezes, nem mesmo os próprios usuários sabem como procurar o que desejam.

Ele diz que, seja não sabendo exatamente como escrever uma palavra, seja buscando por um assunto sobre o qual não temos o mínimo conhecimento, é papel do buscador entender o que estamos tentando pesquisar, não importando como escrevemos ou como formulamos essa dúvida.

Pandu ainda escreveu que mesmo que o Google venha aperfeiçoando seu entendimento sobre diferentes linguagens ao longo dos anos, alguns aspectos mais complexos de conversação e linguagem natural ainda deixavam a desejar.

É por isso que muitas vezes, ao tentar presumir o que o robô entende, fazemos buscas usando somente palavras-chave e formulando frases incompletas, e não como faríamos naturalmente ao conversarmos com outras pessoas.

Nayak mencionou que preposições como “to” e “for” também não eram até então muito consideradas, mas graças ao BERT o robô agora é capaz de entender como o sentido de uma expressão pode mudar quando esses termos são utilizados.

Veja os exemplos abaixo:

Imagem: Google Blog

Antes do BERT, o resultado para essa busca levava em consideração apenas as palavras getmedicine e someone; agora, o resultado está mais preciso e responde perfeitamente à intenção de busca do usuário.

Imagem: Google Blog

Neste exemplo, o primeiro resultado levava o usuário a uma página que respondia o exato oposto ao que o usuário queria saber. Com o BERT, o termo “to” deu outro sentido à pergunta.

A mais nova atualização do Google vem para aproximar ainda mais a inteligência artificial da inteligência humana e, segundo o próprio buscador, é o mais importante update desde o lançamento do RankBrain.

Estima-se que 10% do total de buscas feitas em inglês sejam afetadas a partir de agora.

Uma atualização focada nas buscas, e não nos sites

A primeira coisa que vem à cabeça dos profissionais de SEO quando surge uma nova atualização algoritmo é: como posso otimizar o meu site para isso?

Em 2019, mais do que nunca, a resposta é muito simples: conteúdo objetivo, bem escrito e focado em seres humanos.

O Google BERT é um update mais relacionado à capacidade de entendimento do próprio robô do que à caça às más práticas de indexação.

Ao aperfeiçoar e expandir a competência de assimilação de linguagem humana do crawler, a tendência é que sites cujos conteúdos são escritos de forma mecânica sejam prejudicados na SERP.

A absorção de informação relacionada à linguagem falada que o BERT traz também pode ser particularmente benéfica para o voice search e a busca local.

FONTE ORIGINAL: https://www.conversion.com.br/blog/google-bert-update/