Como e onde aprender Flutter?

Querendo aprender Flutter e não sabe por onde começar? Nesse Artigo compartilho os melhores meios para aprender essa magnifica tecnologia!

O Flutter é um framework desenvolvido pelo google na linguagem Dart, que também é uma tecnologia do google. Com o Flutter é possível criar aplicações completas para dispositivos móveis, web e “desktops” e “nativamente” a partir de uma única base de código. A diferença das demais ferramentas de desenvolvimento híbrido, é que o flutter gera um código nativo após a compilação, ou seja, se estiver desenvolvendo para mobile, ele vai gerar um código Arm, dessa forma ele consegue entregar muito mais desempenho, quando comparado com a concorrência. 

Com o objetivo de agilizar o desenvolvimento, o Flutter entrega um kit gigantesco de widgets, que são os componentes utilizados para gerar interfaces. Widgets são extremamente customizados, além de terem sua aparência adaptada de acordo com o dispositivo que estiver acessando o aplicativo, ou seja, no Android ele gera a interface no padrão Material Design e no iOs o visual no padrão cuppertino da Apple. 

Com a popularidade recente do Flutter, muitos criadores de conteúdo sobre tecnologia, mais especificamente programação, começaram a criar material voltado ao aprendizado do Flutter. Eu poderia muito bem replicar esses conteúdos e disponibilizar como minha autoria, o que não seria nada legal e também deixaria de valorizar o trabalho dos demais criadores. Então quero compartilhar os materiais que eu conheço e já utilizei, dessa forma posso garantir que o conteúdo é de extrema qualidade e poderá ajudar desde o mais principiante na tecnologia, até aqueles com um pouco mais de experiência. 

Antes de começar minhas recomendações, quero deixa bem claro que eu NÃO ESTOU RECEBENDO nada por esse artigo de nenhum dos recomendados, estou fazendo isso como forma de divulgar o trabalho dessas pessoas e também contribuindo para o crescimento e expansão da tecnologia.

Pra começar quero recomendar um curso para iniciantes, disponibilizado no youtube pelo canal do balta.io. O balta é um ótimo professor, extremamente competente e renomado, principalmente em tecnologias da microsoft onde já recebeu diversos prêmios. Nesse curso disponibilizado de forma gratuita, são passados todos os conceitos básicos necessários para aprender Flutter. Os principais Widgets, como Scaffold, Stateful, Stateless, Container, etc, são apresentados de forma clara, objetiva e na prática! A plataforma do balta.io ainda oferecer outros cursos mais avançando, porém, não posso comentar sobre, pois não tenho acesso a ela, já que a mesma é paga. Aqui! Link da Playlist com as aulas do curso

Minha segunda recomendação (Lembrando que não está em nenhum tipo de ordem, aqui é random mesmo =) ) não poderia deixar de ser o MARAVILHOSO curso “Criação de Apps Android e iOS com Flutter – Crie 16 Apps” ofertado na udemy e ministrado pelo Daniel Ciolfi. Diferente do primeiro, esse é um curso pago, mas posso garantir com toda certeza que será um dos melhores investimentos que você já fez na vida! Até porque o melhor investimento que podemos fazer é na nossa educação. Esse curso é separado em aplicativos, onde em cada aplicativo é ensinado diversos recursos oferecidos pelo Flutter, como os mais variados widgets até integrações com APIs externas, como é o caso do firebase e youtube e até o famoso BLOc é utilizado em alguns dos aplicativos.

Como minha última indicação vou deixar 2 grupos no facebook que eu faço parte e que sei que o pessoal compartilha muito conhecimento através de postagens, artigos, vídeos e sempre que necessário da aquela ajuda básica no código que não compila. A primeira comunidade é o Flutterando que pelo que pude ver também está com um canal no youtube.

Por fim, mas não menos importante a comunidade do Flutter Brasil, que também tem uma galera muito bacana e que manja muito de Flutter. 

Espero que todas essas indicações sejam úteis no seu processo de aprendizado dessa magnífica tecnologia! E não esqueça, se ir até uma dessas indicações, comente quem recomendou, pois é a melhor forma que você pode me ajudar é divulgando meu trabalho! Obrigado e até a próxima 🙂