Como é definido o Preço do Bitcoin?

Volatilidade no mundo financeiro, está diretamente ligada com o fator risco de um investimento, quanto maior a oscilação, maior o risco. Arriscar em ativos com maiores riscos requer muito conhecimento, pessoas que optam por esse tipo de investimento, são os chamados “skin in the game”, no português, arriscar a própria pele. Esse grupo busca investimentos com maiores retornos e por esse motivo acaba se expondo a grandes riscos. Por outro lado, temos outros grupo de pessoas que tem uma certa aversão ao risco, e que opta por investimentos com possíveis menores retornos em troca de uma maior segurança, geralmente visando investimentos em renda fixa ou ações de empresas mais consolidadas.

Bitcoin

O bitcoin  surgiu nos últimos anos como uma grande evolução e hoje está atraindo milhares de investidores que visam grandes retornos financeiros. Investidores que pensam ao longo prazo, acabam acreditando que o bitcoin venha a se tornar o principal meio de troca futuramente e por isso acreditam na grande valorização que possa vir a acontecer ao longo dos anos. Investidores que visam o curto prazo, apostam na compra quando o preço está baixo e venda quando o mesmo sobe, isso acontece diariamente, visto que o bitcoin é extremamente volátil, dessa forma, seu risco é muito grande. Ao contrário das moedas fiduciárias (dólar, euro, etc), Bitcoins são moedas digitais que não são emitidas pelo governo ou entidade legal. Bitcoin dependem de protocolos criptográficos e de uma rede distribuída de usuários (peer-to-peer) para cunhar, armazenar e transferir. A rede peer-to-peer elimina as barreiras comerciais e facilita os negócios

O Bitcoin vem sendo usado nos últimos anos para diversos fins, mas os seus usuários estão expostos a uma grande variação de preço. A determinação do preço é uma dúvida corriqueira entre os usuários, mas as grandes variações e o alto preço de uma única unidade de bitcoin vem atraindo novos usuários nos últimos anos. Determinar o preço fundamental é um grande desafio, visto que o Bitcoin não é apoiado por governos.

A adoção em massa da moeda como meio de troca, acaba sendo atrasada por dúvidas simples como por exemplo: O que determina o valor do Bitcoin? É uma bolha especulativa? É uma moeda futura?

Determinantes do preço do bitcoin

Determinar quais são os fatores que influenciam o preço do Bitcoin é um grande desafio. Alguns modelos apresentados por meio de artigos buscam mostrar formas de tentar definir um padrão para a classificação do preço e apontar motivos que podem classificar o Bitcoin como uma bolha especulativa, visto que a criptomoeda enfrenta grandes variações de preço.

Modelo de Regressão

WANG, XUE & LIU descreve os efeitos dinâmicos da interação dos fatores macroeconômicos e financeiros como influentes no preço do Bitcoin. Segundos os autores o Bitcoin pode ser considerado como uma commodity, pois possui uma grande relação de oferta e demanda que acaba influenciando diretamente no preço. Os fatores macroeconômicos e financeiros também influenciam diretamente no preço. Entre eles estão o índice de preço de ações, preço do petróleo e volume de troca. Em relação ao preço das ações é inversamente proporcional, quando ações estão em tendência de queda, investidores tendem a destinar mais recursos e atenção a outros mercados, como o Bitcoin por exemplo. Em relação ao petróleo, que tem como o seu preço um indicador importante na economia mundial, o aumento do preço do petróleo tende a gerar inflação e, quando o preço aumenta, os investidores tendem a investir em alternativas, sendo uma delas o Bitcoin. Outro indicador de extrema importância é o volume de troca, que está totalmente ligado às perspectivas dos investidores em relação ao Bitcoin, as diferentes expectativas em relação às notícias, verdadeiras ou falsas, farão que os investidores tenham diferentes expectativas para o futuro do Bitcoin, e essas podem refletir no volume de negócios e afetar o preço da criptomoeda.

Modelo do Custo de Produção

HAYES trás a questão da flutuação do preço do Bitcoin com relação a oferta de moeda, relacionada a mineração diretamente. Segundo o autor o preço da criptomoeda seria influenciada por três fatores: Poder computacional, Moedas Geradas por minuto e porcentagem de moedas mineradas. HAYES também afirma que o valor é influenciado pelo custo marginal do Bitcoin, que deve ser entendido como uma commodity virtual com um mercado extremamente competitivo entre os produtores, nesse caso mineradores.

De acordo com LI & WANG, o preço de mercado está diretamente relacionado ao custos de mineração, porém o impacto ao longo prazo da dificuldade de mineração diminui à medida que a tecnologia se torna mais eficiente. Ainda sobre a relação do custo de mineração, HAYES afirma que está relacionado ao custo de eletricidade, consumo de energia por esforço de mineração, preço atual do Bitcoin no mercado e a dificuldade do algoritmo empregado na criptomoeda que será minerada.

Nesse caso, ambos os estudos tornam relevante a questão do custo de mineração que acaba influenciado o preço, mas a medida que a eficiência de hardware e velocidade de mineração aumentam, o valor do Bitcoin reduz.

Modelo de Metcalfe

O modelo de Metcalfe leva em consideração o número de usuários, quanto maior o número de pessoas interagindo em uma rede, maior tende a ser o valor, assim como uma rede social que acaba se valorizando de acordo com o número de usuários.  De forma geral, quanto mais usuários interagindo entre si, mais valioso se torna o meio de comunicação. Metcalfe aproximou a taxa de crescimento do valor de uma rede para a formulá N * (N-1), determinada de metcalfe’s law, considerando que os usuários precisam interagir em um sistema como esse, o valor percebido por cada um varia de acordo com o número de outros clientes que ele possa se relacionar. Para redes significamente grandes, a fórmula pode variar.

O uso de regressões facilita a compreensão da economia e do valor da criptomoeda. Com a aproximação dos resultados a uma fórmula, é possível correlacionar fatores e encontrar motivos para a alta volatilidade de preços. Nesse caso, o resultado é consistente com a presença de efeito de rede, na medida que o valor da rede para os usuário aumenta com o seu tamanho.

Fontes:

Bitcoin Pricing, Adoption, and Usage: Theory and Evidence ∗

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2826674#

What drives Bitcoin price?

  • https://bit.ly/2Vr3nl7
  • https://bit.ly/2D4ScYd
  • https://bit.ly/2uTyF8x
  • Metcalfe’s Law https://bit.ly/2uULkbr