5 Tecnologias do Presente e Futuro para aprender

É sempre um grande problema quando precisamos decidir qual nova tecnologia vamos aprender, pois elas surgem muito rápido, é praticamente impossível dominar todas as tecnologias atuais. Pensando nisso, Willie Tejada, Chief Developer Advocate da IBM deixa algumas dicas de quais tecnologias os desenvolvedores devem buscar aprender.

Entre os destaques, está o Kubernates. Segundo ele, todo desenvolvedor deverá saber orquestrar. Se desenvolvedores me perguntarem: “onde eu devo começar orientado para nuvem’, eu diria kubernetes”, destaca Tejada em entrevista ao IT Trends. O executivo esteve recentemente no Brasil para a final da Maratona Behind the Code, que aconteceu no IT Forum+, na Bahia.

Kubernates é uma plataforma open source que automatiza e faz a orquestração de containers Linux, eliminando grande parte dos processos manuais necessários para implantar e escalar aplicações em containers. A tecnologia ganhou grande destaque com a evolução da nuvem. A tecnologia ainda é dominada por poucos, mas está a cada dia ganhando novos adeptos. 

“Se você pensar, toda indústria tomou uma decisão de que kubernetes é a plataforma, essencialmente, onde as aplicações irão rodar no futuro. Nós nunca tivemos isso na história da indústria. O mais próximo que chegamos foi Java”, ressalta ele lembrando que a ascensão da adoção do kubernetes foi uma das principais razões que levou a IBM a comprar a Red Hat.

Além do Kubernates, outras tecnologias foram citadas. Algumas já estão sendo usadas em grande escala, outras ainda vão demorar um certo tempo para ganhar mercado, mas na tecnologia é sempre melhor estar adiantado que atrasado, então confira as dicas!

Ciência de Dados

“Ciência de dados, porque dados são o combustível que alimentará a inteligência artificial”, reforça Tejada.

Além de ter conhecimentos em programação, o profissional precisa saber criar modelos estatísticos e ter o conhecimento e domínio apropriado de negócios. Precisa também compreender as diferentes plataformas de Big Data e como elas funcionam. Criatividade também é uma habilidade necessária ao cientista de dados, pois ele deverá construir gráficos bonitos e informativos, com boa visualização e que possam ser compreendidos pelos clientes.

Inteligência Artificial

Para Willie Tejada, a inteligência artificial estará, basicamente, no coração de tudo que a gente fará. A ascensão da inteligência artificial nos negócios e nas aplicações que chegam no dia a dia dos consumidores só aumentará a demanda por profissionais nestas áreas. “São esses desenvolvedores que construirão a próxima geração de apps alimentados com IA”, destaca Tejada.

Blockchain

A tecnologia que sustenta a criptomoeda mais famosa do mundo, o bitcoin, se tornou uma das tecnologias mais queridas do setor. Isso porque suas características de ledger distribuída (DLT) permite que os dados sejam armazenados globalmente em milhares de servidores – e que qualquer pessoa na rede possa ver as entradas de todos em tempo real. Isso dificulta que um usuário controle ou manipule a rede.

Posições em blockchain estão em alta, assim como o salário dos profissionais que sabem dominar a tecnologia. “Todos estão olhando para redes de confiança distribuídas ou outras formas para ter transações seguras”, diz Tejada. “Quase toda aplicação sofisticada terá esse tipo de exigência e Blockchain é uma tecnologia fundamental que está evoluindo e que pode facilitar isso”, completa.

Computação Quântica

O executivo aconselha desenvolvedores a olharem para uma tecnologia que está no horizonte, mas já promete revolucionar os negócios. “Eu vou usar o termo quantum ready”, diz Tejada.

“Enquanto a computação quântica, de um ponto de vista comercial, ainda está longe de ser aplicada em escala, não temos mais aqui uma questão de ‘se’ e sim quando ela chegará. Então, é importante que os desenvolvedores estejam prontos”, alerta. Segundo o executivo, a IBM tem também investido em educação básica para computação quântica.

E você, já domina alguma dessas tecnologias ou está estudando? Compartilha com a gente  nos comentários 🙂

Texto adaptado de: https://cio.com.br/estas-sao-as-5-tecnologias-que-todo-desenvolvedor-precisara-saber/